carregando
logo
Sexta-Feira, 26 de Abril - 2024
 
img

ao vivo

RÁDIO DIFUSORA ARCO-ÍRIS

Rádio Difusora de Araputanga

Enviar pedido
Paróquia

1º DE MARÇO – QUARTA FEIRA DE CINZAS, INÍCIO DA QUARESMA


Hoje, primeiro de Março, a Igreja celebra a Quarta feira de Cinzas, início da Quaresma, tempo de preparação para a Pascoa. São 40 dias em que a Igreja faz penitencia e jejua se preparando para o maior evento da Celebração cristã, A PASCOA DO SENHOR.
Neste tempo de conversão a Igreja, Mãe, chama seus fiéis a um profundo estado de comunhão com Deus, para melhor reviver o verdadeiro sentido da vida cristã. A Cinza imposta na fronte dos fiéis neste dia em toda a Igreja é sinal de humildade e reconhecimento de que, somos pó e ao pó voltaremos (Ecle 12,7).
 
PRIMEIRO TESTAMENTO
 
Esta tradição de humildade e arrependimento é celebrada desde o Antigo Testamento; tinha o objetivo de mostrar arrependimento, reconhecimento da dependência de Deus e de conversão:
“Tendo eles partido, Judite entrou em seu oratório, pôs o seu cilício, cobriu a cabeça com cinzas e, prostrando-se diante do Senhor, orou dizendo”. (Judite 9,1).
Quando Mardoqueu soube tudo quanto se havia passado, rasgou as suas vestes, e vestiu-se de saco e de cinza, e saiu pelo meio da cidade, e clamou com grande e amargo clamor” (Ester 4,1).
 
SIGNIFICADO DAS CINZAS PARA O CRISTIANISMO
 
A tradição de impor a cinza é da Igreja primitiva. Naquela época, as pessoas colocavam as cinzas na cabeça e se apresentavam ante a comunidade com um “hábito penitencial” para receber o Sacramento da Reconciliação na Quinta-feira Santa.

A Quaresma adquiriu um sentido penitencial para todos os cristãos por volta do ano 400 d.C. e, a partir do século XI, a Igreja de Roma passou a impor as cinzas no início deste tempo.
A cinza, como sinal de humildade, recorda ao cristão a sua origem e o seu fim: “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra” (Gn 2,7); “até que te tornes a terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás” (Gn 3,19).


A IGREJA É CHAMADA AO JEJUM


O jejum e a abstinência são obrigatórios durante a Quarta-feira de Cinzas, como também na Sexta-feira Santa, para as pessoas maiores de 18 e menores de 60 anos. Fora desses limites, é opcional. Nesse dia, os fiéis podem ter uma refeição “principal” uma vez durante o dia.


VIVER BEM A QUARESMA


  Você é convidado a fazer parte desta Igreja que reza e prepara para a grande PASCOA do SENHOR. Deixe as falsas felicidades do mundo e ajunte tesouros no Céu, na morada eterna. Converta-se, a hora é agora.

877Visitas