EMPREENDEDORISMO:

EMPREENDEDORISMO:

    Na tarde de ontem eu estive visitando o senhor Edimário da “hidroponia Campo Verde”.

Você sabe como funciona uma horta hidropônica?

    O cultivo hidropônico representa um mercado em expansão na agricultura brasileira. A hidroponia é a técnica de cultivar plantas sem solo, onde as raízes recebem uma solução nutritiva balanceada que contém água e todos os nutrientes essenciais ao desenvolvimento da planta.

    O senhor Edimario, nos explicou que primeiramente a semente é plantada em uma espécie de bandeja de espuma, depois de germinada, com cerca de 15 dias, ela é mudada para um tubo de PVC com águas e nutrientes, depois ela novamente e transportada para outro tubo de pvc onde termina seus desenvolvimento.

    A água que mantem a nutrição das plantas é enriquecida com uma solução nutritiva. Essa água é proveniente de poço artesiano, pois não pode ser utilizada agua comum por causa do cloro ou ainda aguas dos rios, pois infelizmente essas geralmente estão contaminadas.

O senhor Edimário trabalha com o auxílio de duas caixas d’aguas de 10 mil litros que fazem o rodizio constante da água, indo e voltando da caixa para o sistema hidropônico. A cada 15 dias essa agua é trocada.

Por ser uma plantação ao ar livre, as plantas precisam de proteção do sol, por isso ganham uma cobertura chamada sombrete, que minimiza o calor e o efeito dos raios solares.

A partir do semeio da semente com 45 dias a verdura já está apta a ser consumida, ou seja, a ir pra mesa do consumidor.

A maior vantagem dessa forma de plantio é o uso mínimo de agrotóxicos, pois quase não há a presença de praga, pelo fato das plantas ficarem suspensas e em um ambiente mais controlado e protegido contra pragas e doenças.

Além disso, tem a vantagem do cultivo simples e a possibilidade de produção durante todo o ano. O senhor Edimário cultiva alface, rúcula, almeirão, pepino entre outras verduras, quase toda a modalidade da horta comum é plantada e colhida por ele.

Se você quiser saber mais sobre a horta hidropônica é só fazer uma visita ao senhor Edimario, a hidroponia “Campo Verde” fica às margens da MT-248, na antiga granja.

Você também pode acessar no nosso site onde tem acesso a matéria completa com fotos da horta hidropônica do Senhor Edimário. 

Geral Imprimir