SAÚDE – Trezentos e quarenta casos notificados de conjuntivite em catorze dias na cidade de Araputanga

Compartilhe

Por - Sebastião Amorim

A Vigilância em Saúde do Município de Araputanga emitiu Boletim de Alerta, onde aponta o número de notificações do surto de conjuntivite que atinge a população de Araputanga.

A publicação oficial identifica o número de pessoas tratando da doença, separando os casos, por Bairros.

Trata-se apenas dos casos notificados, isto é, casos registrados oficialmente, pelos profissionais de Saúde; estão fora, os casos subnotificados, que são aqueles pacientes, que portando a doença, não procuraram uma Unidade de Saúde e, por conta própria, promovem a automedicação, através das farmácias  e drogarias, locais.

14 DIAS

O levantamento registra número de notificados por conjuntivite, no período de catorze dias, ou seja, a partir do dia 27 de dezembro/17 até 09 de janeiro/2018.

A Redação da Folha conversou com um representante da Vigilância  e, obteve a informação que o levantamento foi feito a partir de registros dos PSFs, Posto de Saúde e, pelo atendimento na Rede Privada de Saúde na cidade.

ESTIMATIVA

Se a  subnotificação chegar a cinco casos para cada paciente que procurou o médico, o número de infectados pela doença no município de Araputanga pode ultrapassar a casa de mil e quinhentos.

MODERAÇÃO

Mensurando a subnotificação com números estimados pela reportagem publicada com o título “População adquiriu centenas de colírios antibióticos contra conjuntivite nos últimos trinta dias”, que revelou venda de cerca de oitocentos colírios contra conjuntivite em Araputanga, é possível concluir que o número de subnotificações possa estar pelo menos na casa de três subnotificações, para cada notificação.


Geral Imprimir