Comida e Receitas RÁDIO DIFUSORA ARCO-ÍRIS
http://www.rdadifusoraarcoiris.com.br
SAÚDE – Trezentos e quarenta casos notificados de conjuntivite em catorze dias na cidade de Araputanga

Foto: Shutterstock

Por - Sebastião Amorim

A Vigilância em Saúde do Município de Araputanga emitiu Boletim de Alerta, onde aponta o número de notificações do surto de conjuntivite que atinge a população de Araputanga.

A publicação oficial identifica o número de pessoas tratando da doença, separando os casos, por Bairros.

Trata-se apenas dos casos notificados, isto é, casos registrados oficialmente, pelos profissionais de Saúde; estão fora, os casos subnotificados, que são aqueles pacientes, que portando a doença, não procuraram uma Unidade de Saúde e, por conta própria, promovem a automedicação, através das farmácias  e drogarias, locais.

14 DIAS

O levantamento registra número de notificados por conjuntivite, no período de catorze dias, ou seja, a partir do dia 27 de dezembro/17 até 09 de janeiro/2018.

A Redação da Folha conversou com um representante da Vigilância  e, obteve a informação que o levantamento foi feito a partir de registros dos PSFs, Posto de Saúde e, pelo atendimento na Rede Privada de Saúde na cidade.

ESTIMATIVA

Se a  subnotificação chegar a cinco casos para cada paciente que procurou o médico, o número de infectados pela doença no município de Araputanga pode ultrapassar a casa de mil e quinhentos.

MODERAÇÃO

Mensurando a subnotificação com números estimados pela reportagem publicada com o título “População adquiriu centenas de colírios antibióticos contra conjuntivite nos últimos trinta dias”, que revelou venda de cerca de oitocentos colírios contra conjuntivite em Araputanga, é possível concluir que o número de subnotificações possa estar pelo menos na casa de três subnotificações, para cada notificação.




Adicionar ao meu livro de receitas (132)

Tabela de conversão de medidas

Calcular calorias


  Comentários (2)
Escrito por Lizziane Santos, em 14-10-2012 09:14
muito bom,delicioso.
Escrito por Bruno da Silva Figueiredo, em 06-09-2009 20:37
Um interessante.

Escrever comentário

Para comentar pelo sistema do Comida e Receitas cadastre-se ou faça o login.

Comente e compartilhe pelo Facebook